SAP TDF

SAPO SAP Tax Declaration Framework (TDF) é a nova plataforma de gestão fiscal da SAP, cujo objetivo é aumentar a qualidade das informações, bem como aumentar a produtividade dos departamentos fiscais e financeiros, possibilitando que as empresas no Brasil atendam aos requerimentos legais quanto ao reporte do SPED Contábil, SPED Fiscal, e-Social, ECF e SPED Contribuições.

O TDF utiliza a plataforma in-memory SAP Hana para consolidar os dados fiscais com uma governança completa e integrada com os sistemas ERP, isto significa que não é necessário interface para extração ou migração de dados complexas. Com o TDF os dados são sincronizados de forma automática com sistemas SAP e não SAP, e são remodelados em memória através de views. Dentre as vantagens, temos além do rápido processamento dos dados, a utilização da análise preditiva, dashboard analítico, integração com dispositivos móveis entre outras facilidades.

Como é o dia-a-dia da área fiscal?

A cada mês a área fiscal tem um volume massivo de dados e informações que precisam ser declarados apenas alguns dias após fechamento do período fiscal. Gerando desta forma necessidade de consumir mais recursos para realizar análise e manutenção de dados e prepara-los para envio das obrigações acessórias.

Para realizar o fechamento fiscal, as empresas em geral recorrem a softwares complementares fornecidos por parceiros SAP, onde a maior parte das informações são geradas no SAP e extraídos para o sistema dos parceiros.  E aqui esta primeira desvantagem: a extração de dados não é padronizada e não acontece em tempo real, oferecendo uma defasagem de dados. Este fator compromete a visibilidade e transparência dos processos  pelo tempo insuficiente da área fiscal de realizar um planejamento e ação para os problemas encontrados.

Benefícios:

  • Geração do arquivo digital conforme layout definido pela receita federal
  • Minimiza o risco e melhora a acuracidade das informações
  • Analise dos dados em tempo real
  • Redução da complexidade da arquitetura
  • Otimização do crédito e recuperação de impostos
  • Aumento da produtividade dos recursos do departamento fiscal
  • Redução em multas por não conformidade